Psicanalisar hoje: que ofício é esse?
O tema da V Enlace Freudiano deste ano, surge da necessidade de examinar, de forma honesta e realística, como tem sido a nossa escuta clínica nos dias atuais. Será que a teoria e a clínica dos nossos Mestres - Freud e Lacan, seguem sendo suficientes para dar conta do sofrimento dos sujeitos do nosso tempo? Que frentes de pesquisa e investigação teórico-clinica, precisamos abrir para que a psicanálise possa dialogar com os avanços da ciência do séc. XXI? Convidamos o psicanalista Luciano Mattuella, que tem se dedicado a pensar sobre estes temas, a estar conosco neste Enlace. Estas e outras questões estão nos impulsionam na preparação desta jornada. Voltaremos na modalidade presencial, para conversarmos frente a frente, tomar um cafezinho e confraternizarmos no mesmo espaço geográfico. Esperamos tê-los invocado e convocado a estarem conosco neste evento.
Reservem esta data: sábado, 19 de agosto.
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Criciúma /SC
O Percurso Psicanalítico de Criciúma sediará este encontro. Até lá!
O Enlace freudiano: trabalho e transmissão é um espaço no sul catarinense que se propõe a reunir pessoas, grupos e instituições que trabalham na clínica, no estudo e na transmissão da psicanálise.
Estamos organizando, agora em 2022, o Quarto Enlace freudiano o Percurso Psicanalítico Criciúma – Brasil, a Associação do Movimento Psicanalítico Sul Catarinense, a Àghora Psicanalítica de Torres e o Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem - UNISUL, no dia 06 de agosto de 2022. O tema estudado será em torno do texto freudiano “Sobre o ensino da psicanálise nas Universidades" e " a questão da Análise Leiga", que nos convoca a falar sobre a Formação do Psicanalista. Convidamos o psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge, psicanalista e psiquiatra, diretor do Corpo Freudiano seção Rio de Janeiro, professor do Instituto de psicologia da UERJ, para fazer uma conferência com o título "A formação mais adequada" e participar como comentador das mesas de trabalhos durante o Enlace, que este ano se dará na modalidade on-line
Os membros, participantes e associados de Percurso Psicanalítico-Criciúma-Brasil, Movimento Psicanalítico Sul Catarinense, Àghora Psicanalítica de Torres e da Pós Graduação em Ciências da Linguagem - UNISUL apresentarão seus trabalhos inspirados no texto freudiano já citado, resultado dos encontros preparatórios para o Enlace.
Contamos com sua presença e participação.
DESCRIÇÃO DO EVENTO
O Enlace freudiano: trabalho e transmissão é um espaço no sul catarinense que se propõe a reunir pessoas, grupos e instituições que trabalham na clínica, no estudo e na transmissão da psicanálise. Nosso propósito é fazer encontros na forma de colóquios, jornadas e simpósios, onde possamos apresentar nossas produções sobre um tema escolhido previamente. Nossa estrutura se pauta no entendimento que assim como o analisante é estimulado a associar livremente, o analista precisa ser estimulado a escrever sobre seu fazer e a transmitir aos seus pares, sob pena de deixar a psicanálise como um saber oculto, inacessível e restrito ao isolamento dos particulares. A psicanálise é um saber sobre o sofrimento humano e o sujeito está nos laços sociais.
Equipe Organizadora:
Aghora Psicanalítica - Estudos e Transmissão | Movimento Psicanalítico do Sul Catarinense | Percurso Psicanalítico Criciúma-Brasil. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem - Unisul | Rede bebê - Nucleo Criciúma
DESCRIÇÃO DO EVENTO
O Enlace freudiano: trabalho e transmissão é um espaço no sul catarinense que se propõe a reunir pessoas, grupos e instituições que trabalham na clínica, no estudo e na transmissão da psicanálise. Nosso propósito é fazer encontros na forma de colóquios, jornadas e simpósios, onde possamos apresentar nossas produções sobre um tema escolhido previamente. Nossa estrutura se pauta no entendimento que assim como o analisante é estimulado a associar livremente, o analista precisa ser estimulado a escrever sobre seu fazer e a transmitir aos seus pares, sob pena de deixar a psicanálise como um saber oculto, inacessível e restrito ao isolamento dos particulares. A psicanalise é um saber sobre o sofrimento humano e o sujeito está nos laços sociais. Estão organizando, agora em 2020, o segundo Enlace freudiano o Percurso Psicanalítico Criciúma – Brasil, a Associação do Movimento Psicanalítico Sul Catarinense, a Rede Bebê de Criciúma, a Àghora Psicanalítica de Torres e o Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem - UNISUL, no dia 15 de agosto de 2020. O tema estudado será em torno do texto freudiano “Além do Princípio do Prazer” (1920), que completa 100 anos com um conteúdo atual e que nos provoca a pensar este tempo.Convidamos a psicanalista Sueli Souza dos Santos para fazer uma conferência sobre esse tema e participar como comentadora das mesas de trabalhos durante o Enlace, que este ano se dará na modalidade on-line. Membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre e autora dos livros: Sexualidade e Amor na Velhice e Envelhecendo com Apetite pela Vida: Interlocuções Psicossociais.Os membros, participantes e associados de Percurso Psicanalítico-Criciúma-Brasil, Movimento Psicanalítico Sul Catarinense, Rede Bebê Criciúma, Àghora Psicanalítica de Torres e da Pós Graduação em Ciências da Linguagem - UNISUL apresentarão seus trabalhos inspirados no texto freudiano já citado, resultado dos encontros preparatórios para o Enlace.Contamos com sua presença e participação.DESCRIÇÃO DO EVENTO
ENLACE FREUDIANO: trabalho e transmissão é um espaço no sul catarinense que se propõe a reunir pessoas, grupos e instituições que trabalham na clínica, no estudo e na transmissão da psicanálise. Nosso propósito é fazer encontros na forma de colóquios, jornadas e simpósios, onde possamos apresentar nossas produções sobre um tema escolhido previamente. Nossa estrutura se pauta no entendimento que assim como o analisante é estimulado a associar livremente, o analista precisa ser estimulado a escrever sobre seu fazer e a transmitir aos seus pares, sob pena de deixar a psicanálise como um saber oculto, inacessível e restrito ao isolamento dos particulares. A psicanalise é um saber sobre o sofrimento humano e o sujeito está nos laços sociais.
Estão organizando o primeiro Enlace freudiano o Percurso Psicanalítico Criciúma – Brasil e a Associação do Movimento Psicanalítico Sul Catarinense no dia 03 de agosto de 2019. O tema estudado será em torno do texto freudiano “Sobre a Psicopatologia da Vida Cotidiana” (1901), que mantém a vitalidade e relevância da linguagem nas situações cotidianas de todos nós, como nos esquecimentos, nos lapsos, nos atos falhos, nas crenças e superstições.
Convidamos o psicanalista Leonardo Adalberto Francischelli para fazer uma conferência sobre esse tema e participar como comentador das mesas de trabalhos durante o Enlace. Membro titular da Sociedade Brasileira de Psicanalise de Porto Alegre e membro fundador do CEP de PA e autor dos livros: Amanhã, Psicanálise: O Trabalho de Colocar o tratamento no Paciente e Zugrunde Gehen - O trabalho da Psicanálise.
Os participantes do Percurso Psicanalítico-Criciúma-Brasil e os associados do Movimento Psicanalítico Sul Catarinense apresentarão seus trabalhos inspirados no texto freudiano já citado, resultado dos encontros preparatórios para o Enlace
Equipe Organizadora:
Percurso Psicanalítico Criciúma-Brasil: Débora Sônego Búrigo e Maria Cristina Carpes.
Associação do Movimento Psicanalítico do Sul Catarinense: Adriana Limas e Jamerson Dornelles.